fbpx
Home » Como lidar com ghosting? E como usar isso a seu favor?
Conquista & Relacionamento

Como lidar com ghosting? E como usar isso a seu favor?

Saber como lidar com ghosting pode ser um pouco difícil para algumas pessoas, especialmente quando você leva ghosting de uma pessoa que você gosta muito ou que de alguma forma é uma pessoa importante para você.

E se você está lendo esse artigo é porque provavelmente você levou um ghosting e está tendo dificuldade para lidar com isso, ou você conhece alguem que está passando por essa situação e deseja ajudar essa pessoa.

Então nesse artigo você vai descobrir algumas dicas sobre como lidar com ghosting para que esse não seja um processo doloroso para você, e de quebra você ainda vai aprender como usar o ghosting a seu favor no jogo da conquista.

Mas antes de partirmos para as dicas práticas, vamos entender um pouco melhor o que é ghosting, para que possamos saber como agir em situações assim.

O que é ghosting?

Ghosting é um termo inglês derivado da palavra “ghost”, que significa “fantasma” em português. A expressão “ghosting” geralmente é usada quando você está se relacionando com uma pessoa (também pode acontecer em casos onde vocês ainda estão se conhecendo) e ela desaparece de repente, como um fantasma.

A pessoa que dá ghosting, começa a ignorar suas mensagens, ligações, e muitas vezes para de te seguir nas redes sociais. Ou seja, levar ghosting de alguém significa ser abandonado sem maiores explicações – o famoso sumiço.

Porque as pessoas dão ghosting?

O ghosting geralmente acontece quando uma pessoa não tem mais interesse na outra, porém quer evitar falar isso diretamente. Nesse caso, o “ghoster” (pessoa dá o ghost) simplesmente some da vida do “ghostee” (pessoa que levou o ghost).

Vale lembrar que o ghost pode acontecer em qualquer tipo de relação, seja em amizades, relacionamentos, naquela fase em que você ainda está conhecendo a pessoa mas nada rolou, ou até mesmo no trabalho.

Geralmente uma pessoa dá o ghosting na outra, faz isso para evitar falar diretamente que não tem mais interesse naquele pessoa, evitando assim conversas e discussões difíceis que podem acabar machucando.

Porém, nesse ponto temos que concordar que lidar com o ghosting muitas vezes pode ser mais difícil do que ouvir um “não estou mais afim, muito obrigado”, não é mesmo?

Como lidar com o ghosting?

Certo, agora que você já entendeu o que é ghosting e porque as pessoas dão ghosting, acho que é hora de irmos para algumas dicas práticas para que você aprenda como lidar com o ghosting, certo?

Não fique se culpando

Uma das coisas que podem se passar pela sua cabeça ao levar um ghosting é ficar pensando e remoendo “o que será que eu fiz de errado para essa pessoa querer desaparecer da minha vida?”.

Mas o fato é que fazer isso pode tornar o processo de superar um ghosting muito mais difícil.

Tenha em mente que a culpa pode não ser sua, muitas das pessoas que praticam ghosting fazem isso porque elas não tem muitas habilidades de comunicação e não sabem como falar sobre os motivos pelos quais elas querem terminar um relacionamento.

Ou muitas vezes elas preferem dar um ghosting para evitar o “stress” e a chateação que o término de uma relação trás.

Não deixe isso abalar sua autoestima

Nesse ponto é muito mais fácil falar do que fazer, mas agora é o momento em que você deve lembrar de todas as coisas boas que você tem a oferecer a alguem e que essa pessoa que te deu ghosting acabou perdendo.

Esse é um ponto muito importante, porque nessa hora muitas pessoas podem ficar pensando milhares de razões pelo qual levou ghosting, como por exemplo “será que não sou bonita?”, “será que não sou atraente?”, “será que não sou uma pessoa legal?”.

E o perigo desse tipo de pensamento é abalar sua autoestima de tal forma que isso te provoque um trauma e te impeça de conhecer novas pessoas.

Portanto, fique atenta e se você perceber que esse tipo de pensamento está ameaçando aparecer, faça o possível para combatê-lo! Vá para a academia, saia com as amigas para algum lugar, faça seu cabelo, compre uma roupa nova, faça uma viagem. Faça qualquer coisa que você goste e que vá te fazer se sentir bem.

Procure apoio para manter sua saúde mental se for preciso

Eu sei que falar isso pode parecer um pouco forte demais, mas o fato é que muitas pessoas têm dificuldades reais em superar um ghosting, especialmente as pessoas que são super intensas e se envolvem rapidamente com outras.

Aqui nesse ponto, todo tipo de apoio é válido, converse com suas amigas e/ou família se precisar, com certeza eles estarão ao seu lado para te ajudar a superar esse momento difícil.

Outra dica bem interessante é fazer terapia. Isso pode parecer um pouco clichê, mas a terapia com certeza te ajuda muito. Lá você pode contar com um profissional e um ambiente seguro para desabafar todos os seus medos, motivos e frustrações.

E o mais importante: ouvir a opinião de alguém de fora do seu dia-a-dia.

Além disso, a terapia vai te ajudar a se conhecer melhor em diversos pontos que vão fazer com que no futuro, caso isso volte a acontecer, seja muito mais fácil para você lidar com o ghosting.

Aceite

Às vezes lidar com o ghosting é muito difícil e ficamos remoendo isso por dias e dias, às vezes até mesmo semanas ou meses, mas o fato é que após trabalhar em todos os pontos acima, você deve aceitar que isso aconteceu e a pessoa se foi.

Para tornar o processo de aceitação um pouco menos difícil, você pode preencher o seu tempo com outras coisas que você gosta. Saia com as amigas para restaurantes legais ou barzinhos, leia um bom livro se você é esse tipo de pessoa, procure estudar um novo assunto que você vinha postergando pois estava sempre ocupada com o “ghoster”, em fim, procure coisas legais e que você goste e faça, isso vai ajudar muito no processo de aceitação.

Deixe ir

Por último mas não menos importante, deixe ir.

Eu sei que isso pode parecer um modo simplista de ver a situação, mas porque correr atrás de alguém que não teve sequer o trabalho de falar um “tchau”? Será que realmente vale a pena correr atrás desse homem?

Como eu já disse antes, nesse momento você deve se valorizar e lembrar de tudo que você tem a oferecer. Quem decidiu dar o sumiço foi a pessoa, certo? Já que ela não soube reconhecer o seu valor, saiba você.

Como usar o ghosting a seu favor?

Dar ghosting em uma pessoa não é nada legal. Mas você sabia que você pode usar a ausência a seu favor no momento da conquista e da reconquista? Eu não estou falando de dar ghosting em ninguém, estou falando sobre fazer aquela falta que faz com que a pessoa deseje estar com você.

Eu vi isso em uma vez em um ebook e achei bastante curioso. O ebook se chama “Aprenda a Fazer Falta”. Ele não fala sobre ghosting, mas te ensina como utilizar um pouco de ausência para te ajudar a conquistar, reconquistar e até apimentar relações.

Achei bem interessante, caso você queira dar uma conferida, o link é esse aqui.

Quando eu vi isso eu fiquei me perguntando o porque as pessoas iriam me desejar se eu não estivesse la, então resolvi pesquisar um pouco mais a respeito do assunto.

Eu descobri 2 possíveis respostas para isso:

Jogo da sedução

Muitos homens adoram o desafio de conquistar mulheres mais difíceis e inacessíveis, então para eles muitas vezes “é uma questão de honra” conquistar uma mulher inacessível. E é nesse momento em que você vai usar todas as suas armas para mostrar a ele que você é muito mais do que só um desafio e fazê-lo ficar com você.

Fantasia & Mistério

O fato de você ser um pouco inacessível, faz com que para ele, você se torne uma mulher muito atraente e também um pouco misteriosa, o que acaba resultando é um personagem que automaticamente se torna o ideal para fantasiar.

“O que será que ela faz?”, “Quem será que ela é?”, “Ela é tão difícil, como será estar em um encontro com ela?” esses são alguns dos pensamentos que se passam na cabeça de um homem.

Os homens são muito aguçados por suas imaginações, então lembre-se que quanto mais ele imaginar e fantasiar sobre você, mais afim de você ele ficará.

Mas é claro que você precisa saber “dosar” sua ausência e sua “inacessibilidade” para atingir esses objetivos. Seja muito acessível e nada disso acontecerá na cabeça dele, seja extremamente difícil e inacessível e ele ficará de saco cheio.

No ebook “Aprenda a Fazer Falta” você pode aprender passo a passo como usar a ausência a seu favor em cada uma das fases de um relacionamento, desde a conquista até a “manutenção”.

Se você quiser dar uma olhada, aqui está link.

Mas e aí, o que você achou sobre essas dicas de como lidar com ghosting? Você já levou ghosting alguma vez? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Sobre o Autor

Fran

Autora no site ConquistandoUmHomem. Apaixonada pelo universo da mente feminina e masculina e a forma como as relações interpessoais acontecem. Estou sempre em busca de transformar a vida das mulheres.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar